Ouça ao vivo

Falta de manutenção afeta esterilização em Campinas

Quinze das 58 máquinas de esterilização da rede pública de Saúde de Campinas estão quebradas ou sem manutenção, situação que gera críticas e deixa em alerta o Conselho Municipal de Saúde. A presidente do órgão, Haidee Lima, se diz preocupada com os riscos à população. Ela conta que o problema acontece desde 2014, é de conhecimento da Prefeitura, mas continua sem ser resolvido.

Para Haidee Lima, a falta de solução não só representa um descaso crônico com o atendimento e com controle de infecções, como também indica um desperdício financeiro, já que as autoclaves são caras. Outro exemplo é o caso dos profissionais que dependem dos materiais em condições ideais, mas que acabam impedidos de exercer a função devido à inoperância e ao mau funcionamento dos equipamentos.

Com uma em cada quatro máquinas sem utilização, ou 25,86% do total distribuído pelas unidades, o Conselho de Saúde considera o panorama alarmante e pretende se organizar para aumentar as cobranças. Questionada, a Secretaria confirmou que 15 aparelhos não funcionam e alegou que o contrato de manutenção está em fase de prorrogação, mas não detalhou o processo e nem estabeleceu um prazo para a solução.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.