Dados do SPC Brasil apontam que 33% dos consumidores não resistem às promoções e acabam comprando o desnecessário. Entre as classes C, D e E, os descontos são ainda mais tenteadores – 35% entram de cabeça no negócio.
As mulheres são as mais suscetíveis – 38% delas têm esse comportamento, que é mais comum entre 18 e 34 anos. Nessa faixa etária, 42% cometem o deslize.
Ivone Cavalin não esconde o impulso pelas compras e o problema é que ele vem com arrependimento e impacto orçamento.
A economista chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti alerta para armadilhas do consumo, inclusive a do parcelamento.
Apesar do impulso pelo consumismo, a mesma pesquisa do SPC Brasil apontou que a maioria das pessoas já adota alguma prática para mais economia. É o caso de Kátia Gregório.
A economista Marcela Kawauti indica atitudes que podem ajudar o consumidor. Os números mostram que a maioria já se atenta aos cuidados. 78% fazem serviço em casa, ao invés de contratar e 74% usam transporte público ou caronas e 51% vão aos lugares a pé ou de bicicleta.
Apesar das opções, 40% dos entrevistados do SPC Brasil responderam que não buscam alternativas para economizar.