Ouça ao vivo

Preço da carne deve subir com a volta do ICMS

A cobrança do ICMS sobre a carne deve elevar o preço dos produtos. O aumento nos açougues e supermercados deve variar entre 6 e 10%. Pelas ruas de Campinas, muitos já planejam alterações no cardápio.

Maria Cristina diz que não consome muito, mas se diz surpresa. Após a Operação Carne Fraca, ela previa que os valores caíssem. Paulo Fialho é um dos que pretendem mudar os hábitos com o reajuste. Ele também cita a desconfiança após a investigação da Polícia Federal. Porém, acredita que o preço alto é um motivo maior para evitar as carnes.

O imposto voltou a ser aplicado após a revogação de um decreto de 2009. Até dezembro do ano passado, a carne era isenta de ICMS no estado. A medida foi tomada pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. A decisão, porém, não deve ser a única razão para a variação nos valores. A afirmação é do diretor da faculdade de Economia da PUC-Campinas. Segundo Isaías de Carvalho Borges, o outro motivo é o próprio mercado.

Sobre o impacto no cotidiano, ele prevê a adequação dos consumidores. O economista ainda analisa o cenário atual de crise no setor e prevê que os reflexos da Carne Fraca só serão percebidos nos próximos meses. De acordo com ele, o panorama futuro vai depender dos resultados das exportações e dos efeitos disso nos indicadores da demanda interna.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.