Ouça ao vivo

PS do HC da Unicamp segue com estrutura parcialmente interditada

Com parte da estrutura interditada desde janeiro de 2015, a Unidade de Urgência e Emergência Referenciada do Hospital das Clínicas da Unicamp, em Campinas, tem espaço reduzido e áreas improvisadas para pacientes. Além de salas pequenas para o atendimento de urgência e emergência adulto, a pediatria funciona em diversas tendas montadas em um dos setores.

Um contêiner com cadeiras é usado como recepção do lado de fora. Sidnei Barros aguardou a esposa no local, já que uma faixa em frente ao PS informa sobre a proibição da permanência de pessoas em uma das entradas. Ele reclama e pede alguma solução definitiva e mais organizada. Os nomes dos pacientes que aguardam no contêiner são anunciados por um sistema de som.

Mas para quem não necessita de atendimento e só acompanha algum familiar, a saída mais fácil é ficar na parte externa. Com a via em frente à unidade ladeada por carros, cones e faixas de isolamento, Inera Aparecida escolheu o lado oposto da rua para esperar. Ela diz que a demora não é grande, mas também pede mais espaço.

Na época da interdição para os trabalhos, em meados de janeiro de 2015, a previsão era de que a liberação aconteceria em maio daquele ano. Em abril, porém, passou para outubro e os contêineres foram instalados. O motivo da obra foi atribuído à readequação do fluxo e à criação de uma área de isolamento para pacientes com suspeita de ebola, assim como infectados pelos vírus influenza H5N1 e H7, relacionados à gripe aviária.

Atualmente, um tapume pode ser visto do lado de fora, exatamente na fachada onde fica o letreiro da unidade. Procurada, a assessoria do HC informou que a conclusão da obra depende de uma reforma na radioterapia. O setor fica próximo ao PS e vai passar por uma remodelação devido à troca de um equipamento de alta complexidade. A substituição, no entanto, depende da abertura de uma licitação e por isso não há prazo definido.

A estimativa é que os dois trabalhos sejam terminados ao mesmo tempo. Enquanto isso, o hospital diz que a média de atendimento está 20% abaixo do habitual por conta da interdição em parte da estrutura do pronto-socorro. A instituição alega ainda que o contrato junto ao SUS é para atendimento referenciado – ou seja, de urgência e emergência. Por isso, orienta para que casos mais simples de atendimento não sejam encaminhados para o HC.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Grupo Dia fecha 22 lojas em Campinas

Em Campinas, 22 lojas da rede de supermercados Dia irão encerrar as atividades. De acordo com levantamento realizado pela CBN Campinas, há 37 unidades no município. A decisão da empresa está inserida em um plano de ajuste de lojas no país para buscar a estabilidade da estrutura, após persistentes resultados negativos.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.