Ouça ao vivo

RMC tem mais de 33 mil eleitores em situação irregular

Cerca de 33,6 mil eleitores da Região Metropolitana de Campinas não apresentaram justificativas nas últimas três eleições. Deste total, 13,3 mil são de Campinas e correm o risco de perder o documento, caso não procurem a Justiça Eleitoral até 2 de maio. A chefe do Cartório da 33ª Zonal Eleitoral, Claudia Sperb, lembra que o cancelamento do título representa a perda de uma série de direitos. Além de não poder votar, o eleitor não pode tirar passaporte, identidade, fazer inscrição em concursos e se matricular em instituições públicas.

Para a regularização, são necessários documentos com foto, como RG ou CNH, assim como o título, os comprovantes de votação e a justificativa. O procedimento pode ser feito em dois pontos da cidade. Além do Palácio da Justiça, no centro, outra unidade foi aberta no Shopping Galleria. No local, que funcionou antes das eleições do ano passado para cadastro da biometria, serão oferecidos a partir de agora todos os serviços. Segundo o Juiz Eleitoral de Campinas, Luiz Antônio Alves Torrano, o modelo de atendimento deve ser aplicado também em outros shoppings.

Dados divulgados pelo Tribunal Regional Eleitoral mostram que menos de 10% dos eleitores de Campinas realizaram o cadastramento biométrico. De um total de 821.308 eleitores no município, 79.262 já fizeram o procedimento. Para as eleições de 2018, a biometria não será obrigatória. A meta da Justiça Eleitoral é que até o final do próximo ano todo o eleitorado do estado de São Paulo esteja cadastrado.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.