Ouça ao vivo

Unicamp passa a integrar CIMCamp com 21 câmeras

A Unicamp foi incorporada à Central Integrada de Monitoramento de Campinas, CIMCamp, com a instalação de 21 câmeras nas seis portarias do campus de Barão Geraldo, controlando a entrada e saída de veículos.

A medida deve auxiliar nos casos roubos e furtos. Na universidade, há situações em que carros alvos desses crimes, acabam escondidos no estacionamento do local.

O Coordenador do Programa Campus Tranquilo – Universidade Viva, Orlando Fontes Lima Júnior, espera impacto positivo neste sentido e reforça que não haverá atuação dos órgãos competentes dentro do ambiente universitário.

A Universidade Estadual de Campinas também tem sido local para festas clandestinas. Essa integração com a CIMCamp deve inibir esse tipo de ação, como explica o professor Orlando Fontes Lima Júnior.

A interligação com CIMCamp já está em funcionamento e a tendência é suspender o cadastro de funcionários e a necessidade de visitantes pegarem cartão de acesso.

Os funcionários das portarias devem passar a função de prestadores de informações dentro da Unicamp.

Apesar dessas pontuações, há mudança na reitoria, então, tudo depende das decisões da nova gestão.

Como contrapartida à integração ao sistema, a Unicamp instalou três pontos de monitoramento em Barão Geraldo, escolhidos pela Prefeitura. Foram investidos cerca de R$ 380 mil.

Fora da Universidade, o sistema monitora 26 pontos da cidade, com 91 câmeras.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Alunas da rede municipal vão receber absorventes mensalmente

Em Campinas, uma a cada quatro meninas, entre 10 e 19 anos, faltam à escola quando entram no período menstrual, por não terem condições financeiras para comprar absorvente. O dado é de uma pesquisa realizada pelo Centro de Referência e Apoio à Mulher (Ceamo), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social. Com os números, a Prefeitura de Campinas lançou o Programa Dignidade Menstrual, nesta quinta-feira (28), que prevê distribuir absorventes.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.