Ouça ao vivo

Operação do Ipem autua loja e apreende fios e cabos

Uma loja foi autuada e fios e cabos elétricos foram apreendidos em Campinas durante uma fiscalização do Ipem nesta quarta-feira. A ação flagrou produtos com o registro do Inmetro cancelado e que não poderiam estar à venda devido a problemas notados pelo órgão. A perda do registro após a certificação inicial indica que houve algum descumprimento de normas e exigências técnicas de segurança.

Segundo o delegado regional do Instituto de Pesos e Medidas de São Paulo, Rogério Nogueira da Silva, o selo serve como garantia. As marcas foram autuadas porque deveriam buscar a adequação. Já os pontos de venda, porque deveriam tirar os materiais das prateleiras. No caso dos materiais apreendidos durante a operação, há exemplos de irregularidades que podem causar curtos e superaquecimento.

Por esse motivo, o delegado regional do Ipem orienta para que fios e cabos fora de conformidade não sejam comprados por engano. Além da checagem do ano do registro no Inmetro, ele explica que é possível fazer a confirmação no site registro.inmetro.gov.br. Tiago Marciel é técnico em infraestrutura. Ele reconhece que não presta a atenção no certificado, mas diz comprar sempre as mesmas marcas.

Ao todo, três estabelecimentos em Campinas foram fiscalizados. Somente em um, no Jardim Nossa Senhora Auxiliadora, houve irregularidades. As empresas autuadas terão até o final de abril para apresentar defesa junto ao instituto. As multas podem chegar a R$ 1,5 milhão.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.