Ouça ao vivo

Após 2 anos e meio, passageiros ainda sentem falta de cobradores nos ônibus de Campinas

 

Desde setembro de 2014, o cobrador não existe mais no transporte público de Campinas. O objetivo era acabar com dinheiro nos ônibus para aumentar a segurança. Mas, hoje, as cédulas continuam em circulação.

Dos cerca de 1300 cobradores, 200 foram demitidos de forma legal e quase 500 fizeram cursos profissionalizantes oferecidos de graça pela prefeitura e continuam trabalhando como motoristas, mecânicos ou na parte administrativa. A avaliação do assessor do Sindicato da categoria, Marcos Cará, é positiva.

A preocupação é que os motoristas acabam sobrecarregados. Flagramos um profissional tendo até que auxiliar um cadeirante a descer do ônibus, abandonando o volante. Os usuários do transporte sentem falta dos cobradores.

A dupla função é foco do Ministério Público do Trabalho que já avalia levar o caso à justiça.  Por dois meses, os ônibus só aceitavam cartão de passe. Segundo a Setcamp que é o sindicato das empresas de transporte, nesse período não houve roubos. Antes chegavam a 70 por mês.

A extinção do dinheiro, no entanto, não deu certo, porque segundo o secretário de Transportes, Carlos Barreiro, não houve interesse no desenvolvimento de um sistema para terminais de recarga do Bilhete. Ele garante que até o final do ano isso será resolvido.

A Empresa Trânsito de Campinas, estima que menos de 10% dos usuários usem dinheiro no ônibus. Com cobradores, eram cerca de 30%.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.