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Distribuição de senhas para vacina contra a febre amarela gera reclamação no CS do Jardim Aurélia

Pessoas aguardam na fila para receber senha para vacinação contra a febre amarela

A procura pela vacina da febre amarela vem gerando problemas em Campinas. Desde a semana passada os agendamentos deixaram de ser realizados, e agora a vacinação ocorre por meio de distribuição de senhas.

No Centro de Saúde do Jardim Aurélia, por exemplo, a vacinação nesta terça-feira teve início às 2 da tarde, mas as filas já se formavam do lado de fora do CS horas antes, segundo relatos de usuários do local.

Isso acabou gerando reclamação de muitos, pois somente após o recebimento da senha é que os usuários eram autorizados a entrar no CS, e aí podiam aguardar sentados a aplicação da vacina. Antes disso era necessário aguardar a distribuição das senhas em pé, na calçada. Com isso, idosos aguardavam no sol, já que não havia atendimento preferencial.

Por volta das 14h30 , enquanto dezenas de pacientes aguardavam do lado de dentro com as senhas, cerca de 40 pessoas esperavam em pé do lado de fora a distribuição de novas senhas. Havia até uma senhora de 91 anos aguardando no final da fila. A situação revoltou o funcionário público Eduardo Caetano, que também aguardava.

Conversamos com a funcionária responsável pela distribuição das senhas, que por uma recomendação da prefeitura, não é autorizada a gravar entrevista. Ela alegou que até poderia deixar os idosos esperarem dentro, ou distribuir senhas para eles primeiro, mas que já fez isso em outras oportunidades, e que isso gerou confusão, pois os demais que aguardavam na fila se revoltaram.

Há uma área com cerca de 20 cadeiras reservada para a vacinação contra a gripe e que se encontrava quase vazia na tarde de terça-feira, dada a procura menor. A área até poderia ser utilizada pelos idosos, mas a funcionária alegou que teria dificuldades em organizar a ordem de aplicação das vacinas.

Duas enfermeiras aplicam as vacinas, e segundo a mesma funcionária, há doses suficientes para atender a todos, mas o tempo de espera acaba sendo prolongado devido a alta procura, e também ao fato de ter de atender pessoas que agendaram a vacinação anteriormente, por meio do 156 ou 160. Há agendamentos realizados até agosto, segundo a funcionária.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que irá apurar o que ocorreu no CS do Jardim Aurélia, e irá verificar quais adequações poderão ser feitas para a melhora no atendimento.

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