Ouça ao vivo

Gamble – Huff, composições que entraram na história.

 

O trabalho do compositor nem sempre é reconhecido da maneira merecida. E se o autor da obra não é cantor e nem se apresenta em público, fica  mais difícil receber o mérito pela criação. No caso da dupla Kenny Gamble e Lion Huff, esses obstáculos atrapalharam, mas nenhum deles resistiu a tanta inspiração. Leon Huff ao piano e Kenny Gamble escrevendo as versos essa combinação resultou em mais de 3 mil canções que foram, e ainda são interpretadas, por centenas de artistas.

 

A combinação que resultou em vários sucessos

 

O som da Filadélfia. Foi com essa marca que Kenny e Leon se  tornaram conhecidos, particularmente dentro dos Estados Unidos. A partir de 1971, com uma gravadora própria eles chamaram atenção da gigante do setor CBS que firmou um contrato para para distribuir os discos da  Filadélfia Internacional dando uma projeção mundial  as produções.

 

Composição  da dupla na voz do lendário Billy Paul, clássico !

 

A vida dedicada a arte de compor começou para Kenny e Leon na metade da década de 60. Antes disso, os dois tentaram a carreira de cantor e fizeram parte de grupos vocais, bem ao estilo da Motown, mas não conseguiram se destacar . Quando Leon já ganhava a vida como pianista num estúdio é que aconteceu o encontro com Kenny, que frequentava o mesmo prédio para gravar com a sua banda. Bastaram algumas conversas para que nascesse           Gamble – Huff  sobrenomes que indicam a autoria de milhares de músicas.

 

 

Gamble e Huff
Gamble e Huff

Acompanhe nesta edição do quadro Música é Cultura os sucessos marcantes dos prestigiados compositores Kenny Gamble  e Leon Huff.

 

 

entre em contato

robson@cbncampinas.com.br

produção

Walmir Bortoletto

edição

Paulo Girardi

 

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Série documental sobre Cleópatra é o destaque da semana 

A série, que conta com a produção executiva de Jada Pinkett Smith, vai mergulhar na história de uma das rainhas mais poderosas e incompreendidas de todos os tempos, com o objetivo de mostrar, além de toda a beleza e vida amorosa, um lado mais inteligente de Cleópatra, protagonizada por Adele James. 

Guardiões da Galáxia chega no último filme da trilogia

Dessa vez, o grupo está bastante diferente. Quill, que ainda está se recuperando da perda de Gamora, tem que reunir a equipa para defender o universo e proteger um dos seus. Em uma missão, que se não for concluída com sucesso, pode levar ao fim dos Guardiões. 

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.