Ouça ao vivo

Impostos sobre produtos de Páscoa podem passar de 50% do valor final

Uma pesquisa do IBPT, Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação, atestou que os produtos relacionados à Páscoa, como vinhos, bacalhau e chocolate, entre outros, têm uma alta carga de tributos inclusa no preço final ao consumidor. Para se ter uma ideia, quem compra uma garrafa de vinho paga mais de 54% de impostos, segundo o estudo. O advogado tributarista Miguel Silva explica que a taxação desses itens é mais cara porque esses produtos são considerados supérfluos.

Segundo o advogado tributarista, o consumidor é obrigado pagar pela alta taxa de impostos sobre os produtos da Semana Santa porque o comerciante não tem como arcar com a despesa e precisa repassá-la.

Quem optar por almoçar fora de casa na Sexta-feira Santa ou no Domingo de Páscoa também não vai ficar livre dos tributos. Os restaurantes pagam em média 32% de impostos pelos produtos servidos nas refeições, segundo a pesquisa do IBPT. Já o chocolate tem ainda mais cobrança. O consumidor desembolsa 38% do valor de um ovo de Páscoa para pagar taxas. A caixa de bombom tem 37%. O bacalhau tem um acréscimo ainda mais alto: 43%.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Alunas da rede municipal vão receber absorventes mensalmente

Em Campinas, uma a cada quatro meninas, entre 10 e 19 anos, faltam à escola quando entram no período menstrual, por não terem condições financeiras para comprar absorvente. O dado é de uma pesquisa realizada pelo Centro de Referência e Apoio à Mulher (Ceamo), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social. Com os números, a Prefeitura de Campinas lançou o Programa Dignidade Menstrual, nesta quinta-feira (28), que prevê distribuir absorventes.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.