Ouça ao vivo

Knobel afirma que vai buscar novas formas de investimentos para Unicamp

O futuro reitor da Unicamp, Marcelo Knobel, terá um grande desafio frente a uma das maiores universidades brasileiras. Tirar a Unicamp do vermelho com relação aos gastos. Com a crise econômica e a queda no repasse do ICMS pelo Estado à universidade, a receita caiu enquanto os gastos aumentaram.

Segundo ele, atualmente o repasse está em cerca de R$ 165 milhões mensais sendo que, só com a folha de pagamento a Unicamp paga R$ 170 milhões por mês. Além disso, ainda há um acréscimo de cerca de 15% relativo à manutenção e custeio. Em resumo, a Unicamp está gastando 15% a mais do que recebe de repasse do ICMS todo mês.

Knobel comentou que pretende buscar novas formas de investimentos para a universidade, dentre elas, parcerias público-privadas

Um outro assunto que também vai requerer uma atenção especial do futuro reitor é a segurança nos campi. Recentemente no campus de Campinas houve uma tentativa de assalto a uma agência bancária e, em Limeira, os estudantes reclamam da falta de segurança no campus.

Marcelo Knobel afirmou que não pretende colocar a polícia dentro da universidade e sim promover um debate com a comunidade para ver as possibilidades de se melhorar a vigilância nos campi de Campinas, Limeira e Piracicaba

Nesta quarta-feira foi publicado no Diário Oficial o nome do físico Marcelo Knobel para o cargo de reitor da Unicamp. Ele obteve 52,63% dos votos válidos no primeiro turno da eleição realizada na Unicamp e ficará no cargo até o ano de 2021. A posse dele está definida para o dia 19 de abril.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.