Ouça ao vivo

Lei em Hortolândia determina letra legível em receitas médicas

Uma lei aprovada em Hortolândia determina que receitas médicas sejam escritas com letras legíveis pelos médicos da rede pública e privada. A proposta detalha que as recomendações profissionais sejam passadas aos pacientes em letra de forma, ou então digitadas em computador. Pelas ruas, a aprovação é maciça. Luis da Silva e Neusa Rodrigues acreditam que a medida facilita a vida de quem precisa de remédios.

O projeto é do vereador Francisco Pereira da Silva, conhecido como Ceará do Horto, do PSC, que vê a medida como uma necessidade. Segundo ele, os relatos sobre orientações ilegíveis são mais comuns no Sistema Único de Saúde e por isso faixas serão afixadas nas unidades. No caso de descumprimento e reincidência, o texto prevê advertência, multas e até interdição e suspensão dos alvarás de clínicas particulares.

A coordenadora da delegacia do Conselho Regional de Medicina do Estado em Campinas, doutora Sílvia Mateus, não vê necessidade na lei. Isso porque ela explica que a determinação sobre letras legíveis nos prontuários e receituários já está prevista no artigo 87 do Código de Ética. Neste caso, diz que a apuração é feita em sindicância e pondera. Ela pede que condições sejam oferecidas para que as receitas sejam digitalizadas. Aprovado em sessão realizada no final de março, o projeto segue agora para a sanção do prefeito do município, Angelo Perugini, do PDT.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.