O grupo Novos Baianos e seu vigor criativo.

0
236

 

Lançado em 1972  esse lp propôs um interessante elo entre dois gêneros,  a princípio antagônicos,   o   rock e o samba.  São canções marcantes que colocaram o grupo  Novos Baianos no panteão da memória  musical brasileira ,  através do excelente  projeto intitulado “Acabou o chorare “.  Fundamentada na cultura hippie  toda a trupe saiu de uma cobertura em Botafogo, e se refugiou no  Cantinho do Vovô,  um sítio na região oeste do Rio. E nesse lugar a combinação praia, futebol,  ensaios ao ar livre sem preocupação com o volume e o horário entre outras diversões serviu  de base  para a construção desse lp.

 

Comunidade Novos Baianos

 

Já o nome do disco foi  um belo exemplo  de como  o grupo vivia de forma acolhedora. Em visitas ao sítio  João Gilberto levava  a  sua filha , a então garotinha, e hoje cantora internacional,   Bebeu Gilberto, que após levar um tombo rapidamente sempre dizia  – Acabou o Chorare , para se   livrar da uma bronca certa do pai.

 

O  conjunto  a Cor do Som  foi  a parte instrumental dos Novos Baianos

Talento sonoro para combinar estilos.

 

Na época a recém inaugurada gravadora Som Livre  através do produtor e futuro dono    João Araujo, o pai de Cazuza,  apostou naquele som que trasbordava originalidade . E o resultado foi extremamente  recompensador  o Lp Acabou o Chorare  foi líder em vendas e execução radiofônica por 30 semanas.

 

Sensibilidade nas letras e estrutura musical de extrema qualidade.

 

Grupo, formado pelo poeta Luiz Galvão e principal letrista do grupo além de Paulinho Boca de Cantor,  Moraes Moreira, Baby Consuelo hoje do Brasil e Pepeu Gomes.  O sucesso   rendeu na época o  documentário  Novos Baianos F.C.  dirigido por Solano Ribeiro e depois  e em 2011 foi lançado um outro documentário de Henrique Dantas – Filhos de João – O admirável mundo novo baiano

 

O sucesso do grupo serviu de alicerce para as carreiras de seus integrantes.

 

Acompanhe nesta edição  do quadro Música é Cultura  o excelente  disco Acabou o Chorare do grupo Novos Baianos.

 

 

entre em contato

robson@cbncampinas.com.br

produção

Walmir Bortoletto

edição

Paulo Girardi

DEIXE UMA RESPOSTA