Ouça ao vivo

O grupo Novos Baianos e seu vigor criativo.

 

Lançado em 1972  esse lp propôs um interessante elo entre dois gêneros,  a princípio antagônicos,   o   rock e o samba.  São canções marcantes que colocaram o grupo  Novos Baianos no panteão da memória  musical brasileira ,  através do excelente  projeto intitulado “Acabou o chorare “.  Fundamentada na cultura hippie  toda a trupe saiu de uma cobertura em Botafogo, e se refugiou no  Cantinho do Vovô,  um sítio na região oeste do Rio. E nesse lugar a combinação praia, futebol,  ensaios ao ar livre sem preocupação com o volume e o horário entre outras diversões serviu  de base  para a construção desse lp.

 

Comunidade Novos Baianos

 

Já o nome do disco foi  um belo exemplo  de como  o grupo vivia de forma acolhedora. Em visitas ao sítio  João Gilberto levava  a  sua filha , a então garotinha, e hoje cantora internacional,   Bebeu Gilberto, que após levar um tombo rapidamente sempre dizia  – Acabou o Chorare , para se   livrar da uma bronca certa do pai.

 

O  conjunto  a Cor do Som  foi  a parte instrumental dos Novos Baianos

Talento sonoro para combinar estilos.

 

Na época a recém inaugurada gravadora Som Livre  através do produtor e futuro dono    João Araujo, o pai de Cazuza,  apostou naquele som que trasbordava originalidade . E o resultado foi extremamente  recompensador  o Lp Acabou o Chorare  foi líder em vendas e execução radiofônica por 30 semanas.

 

Sensibilidade nas letras e estrutura musical de extrema qualidade.

 

Grupo, formado pelo poeta Luiz Galvão e principal letrista do grupo além de Paulinho Boca de Cantor,  Moraes Moreira, Baby Consuelo hoje do Brasil e Pepeu Gomes.  O sucesso   rendeu na época o  documentário  Novos Baianos F.C.  dirigido por Solano Ribeiro e depois  e em 2011 foi lançado um outro documentário de Henrique Dantas – Filhos de João – O admirável mundo novo baiano

 

O sucesso do grupo serviu de alicerce para as carreiras de seus integrantes.

 

Acompanhe nesta edição  do quadro Música é Cultura  o excelente  disco Acabou o Chorare do grupo Novos Baianos.

 

 

entre em contato

robson@cbncampinas.com.br

produção

Walmir Bortoletto

edição

Paulo Girardi

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Série documental sobre Cleópatra é o destaque da semana 

A série, que conta com a produção executiva de Jada Pinkett Smith, vai mergulhar na história de uma das rainhas mais poderosas e incompreendidas de todos os tempos, com o objetivo de mostrar, além de toda a beleza e vida amorosa, um lado mais inteligente de Cleópatra, protagonizada por Adele James. 

Guardiões da Galáxia chega no último filme da trilogia

Dessa vez, o grupo está bastante diferente. Quill, que ainda está se recuperando da perda de Gamora, tem que reunir a equipa para defender o universo e proteger um dos seus. Em uma missão, que se não for concluída com sucesso, pode levar ao fim dos Guardiões. 

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.