Ouça ao vivo

Plano municipal de erradicação do trabalho infantil é apresentado em Campinas e busca participação popular

O Plano Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil de Campinas foi apresentado ao público em uma audiência no Salão Vermelho do Paço Municipal nesta quarta-feira. O plano foi elaborado pela Comissão Interinstitucional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, composta por representantes políticas sociais, conselhos municipais, universidades e órgãos de defesa dos direitos de crianças e de adolescentes.

A finalidade é planejar ações de prevenção e atendimento a esses tipos de casos identificados no município. De acordo com do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Campinas tem mais de 4.500 casos de trabalho infantil. O Procurador do Ministério Público do Trabalho, Ronaldo Lira, ressaltou a elaboração do plano. “É um programa monitorado, que foi muito bem pensado, com uma programação de ações efetivas de combate ao trabalho infantil. Isso é importante pois vários parceiros irão atuar conjuntamente nessa causa”.

A Secretária Municipal de Assistência Social e Segurança Alimentar, Jane Valente, afirma que Campinas vem enfrentando a questão adequadamente. “Campinas tem um trabalho muito sério nessa área há muitos anos, Campinas não tem criança em situação de rua, o que temos sim são crianças que trabalham nos semáforos com vendas, e esse é o público alvo do trabalho infantil, e Campinas já vem reagindo no enfrentamento dessa questão”.

O objetivo da comissão é difundir o documento, dando oportunidade à população de fazer sugestões e opinar sobre o assunto. O material estará disponível no Portal da Prefeitura de Campinas, na página da Secretaria Municipal de Assistência Social e Segurança Alimentar.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Alunas da rede municipal vão receber absorventes mensalmente

Em Campinas, uma a cada quatro meninas, entre 10 e 19 anos, faltam à escola quando entram no período menstrual, por não terem condições financeiras para comprar absorvente. O dado é de uma pesquisa realizada pelo Centro de Referência e Apoio à Mulher (Ceamo), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social. Com os números, a Prefeitura de Campinas lançou o Programa Dignidade Menstrual, nesta quinta-feira (28), que prevê distribuir absorventes.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.