Sequencia de feriados prejudica doações de sangue ao Hemocentro da Unicamp

0
391

A sequência de feriados trouxe um problema para o Hemocentro da Unicamp. O Diretor do Serviço de Coleta do Hemocentro, Vagner de Castro, conta que é normal que haja queda no volume de doadores em semanas com feriado, mas que a sequência de três finais de semana com feriado prolongado prejudica a recuperação dos estoques.

A preocupação aumenta em virtude da queda de temperaturas, chuvas e estoque crítico, que prejudicam ainda mais a recuperação. A queda impacta todos os tipos de sangue, mas há a maior preocupação com os sangues do tipo RH negativo, que representam 12% da população do país.

Caso o estoque total fique abaixo de 50%, é grande o risco de cancelamento de cirurgias em diversos hospitais atendidos pelo Hemocentro ou mesmo falta de sangue e hemoderivados para os atendimentos de urgência e emergência.

Outro problema enfrentado pelo Hemocentro é o fato de que pessoas que tomaram a vacina contra a febre amarela terem de esperar 30 dias para poderem doar sangue. Portanto, quem for doar sangue e pretende tomar a vacina, deve primeiramente fazer a doação.

 

Mais informações podem ser obtidas diretamente com o Hemocentro pelo telefone 0800 722 8432 ou no site www.hemocentro.unicamp.br.

DEIXE UMA RESPOSTA