Ouça ao vivo

Taxa de obesidade sobe e aumenta riscos de doenças

Uma em cada cinco pessoas está acima do peso no Brasil. O problema é que o resultado pode ter relação direta com a diabetes e a hipertensão. Os dados divulgados pelo Ministério da Saúde mostram que o índice de obesidade na população passou de 11,8% em 2006 para 18,9% em 2016.

Nesse mesmo período, diabetes subiu de 5,5% para 8,9%. Hipertensão, de 22,5% para 25,7%. Os diagnósticos são mais prevalentes em mulheres. A Chefe do Serviço de Endocrinologia do Hospital da PUC-Campinas, doutora Mila Cunha, diz que a combinação dessas doenças pode ser fatal.

O alerta surge com a percepção do sobrepeso, calculado pelo chamado Índice de Massa Corporal – a divisão do peso pela altura ao quadrado. Se o resultado estiver entre 25 e 30, há sobrepeso. Superior a 30, o caso é de obesidade. A conta é preconizada pela Organização Mundial da Saúde.

Mas a doutora ainda lembra que esse indicador nem sempre é o ideal, já que existem outras maneiras de detectar uma possível situação de risco. É o caso do exame de bioimpedância, que diferencia a chamada massa magra da massa de gordura, mas também de hábitos simples e diários.

A receita para evitar problemas de saúde ligados à obesidade e a outras doenças geralmente vem acompanhada da preocupação com a estética. Neste caso, a busca pelo corpo perfeito também é vista com cautela pela doutora, que aponta o risco grande do surgimento de outros distúrbios.

Os dados ainda apontam que o índice de obesidade aumenta com a idade, mas também é alto, de 17%, na faixa dos 25 aos 44 anos. A pesquisa também apresenta um quadro sobre a alimentação, já que um entre três adultos consome frutas e hortaliças em cinco dias da semana.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.