Ouça ao vivo

Torcedores da Ponte relembram 1977 e esperam final feliz diante do Corinthians

Fotos: Marco Guarizzo

Campinas e o Estado de São Paulo pararam naquele dia 13 de outubro de 1977 para ver a decisão do Campeonato Paulista entre Corinthians e Ponte Preta. De um lado, um time que lutava para colocar fim ao jejum de 23 anos sem um título. Do outro, um clube de Campinas tentando conquistar o mais importante título da história em 77 anos de existência. A taça ficou com o Corinthians, para decepção da torcida pontepretana. Quarenta anos depois, a história volta a se repetir. Mas aquela decisão não sai da memória dos fanáticos pela Ponte Preta. Maria Conceição Rodrigues, a Conceição, torcedora-símbolo da Ponte, relembra a frustração pela polêmica derrota no Morumbi.

O comerciante Américo Zeferino Pissoto, conhecido como Totó, acompanha a Ponte Preta em todo o Brasil e até no exterior. Mesmo passados quarenta anos, ele ainda não se conforma com a derrota para o Corinthians em 77.

Na hora de arriscarem um palpite para a decisão, Conceição prega a cautela. Já Totó diz abertamente que crê no título pontepretano.

A expectativa de muitos anos fica maior a cada decisão. Mesmo assim, Conceição garante que não é supersticiosa. Já Totó nem consegue imaginar qual vai ser a sensação de ver o time do coração conquistar um título.

A Ponte Preta já disputou outras quatro finais de Campeonato Paulista. Além de 1977, foi derrotada pelo próprio Corinthians em 79. Em 81, o São Paulo venceu a equipe de Campinas, que ainda foi batida pelo Palmeiras em 2008. O primeiro jogo da decisão será disputado neste domingo no Moisés Lucarelli e a partida de volta na Arena Corinthians, dia 7 de maio.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.