Ouça ao vivo

Campanha tenta conter balões na região de Viracopos

A presença de balões no céu representa alto risco para as aeronaves. Segundo dados do Cenipa, Centro de Prevenção e Investigação de Acidentes Aeronáuticos, nos primeiros meses de 2017, já foram avistados 22 balões, com 12 quedas dos artefatos registradas nas proximidades do Aeroporto Internacional de Viracopos. O número já representa 50% do total de balões avistados em todo o ano passado. A gerente de Segurança Operacional do aeroporto de Campinas, Rosa Maria Brollo Fernandes, conta que nenhum incidente grave foi registrado, mas os balões já atrapalharam alguns voos.

A administração de Viracopos lançou uma campanha para conter o avanço dos balões e prevenir possíveis aéreos. As atividades serão realizadas no próprio aeroporto e também em escolas de Campinas. A gerente de Segurança Operacional do terminal diz que o foco é conscientizar até as crianças sobre os riscos.

O assessor de Gerenciamento de Risco Baloeiro do Cenipa, Coronel Antonio Heleno da Silva Filho, conta que o crescimento no número de balões acontece em todo o Brasil. Ele explica que soltar o artefato é crime e pede para que as pessoas denunciem os autores.

A Força Aérea Brasileira também faz campanha na Internet para evitar que as pessoas soltem balões. Desde 2013, somente na região de Viracopos, o Cenipa registou 237 ocorrências com o artefato. Quem for flagrado soltando balões será multado e pode até ser preso. As denúncias podem ser feitas para a Polícia Militar, pelo telefone 190.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.