Ouça ao vivo

Iodo está em falta no PA Campo Grande, em Campinas

Foto: Valéria Hein

Enfermeiros do PA Campo Grande, em Campinas, denunciam a falta de um produto essencial para assepsia de ferimentos e procedimentos invasivos.

O iodo Povedine, fornecido pela empresa VicFarma, foi recolhido pela vigilância sanitária por constatação de irregularidades.

De acordo com a denúncia, para substituir o produto, a orientação da secretaria de saúde foi a utilização de soro fisiológico, sabão e água.

Mas alguns enfermeiros estão se recusando a usar essa alternativa alegando não haver na literatura médica embasamento para isso.

Com isso, alguns procedimentos invasivos, como passagem de sonda, não estão sendo realizados.

Os enfermeiros também denunciam a falta de médico pediatra nos fins de semana, o que estaria comprometendo o atendimento à população.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Alunas da rede municipal vão receber absorventes mensalmente

Em Campinas, uma a cada quatro meninas, entre 10 e 19 anos, faltam à escola quando entram no período menstrual, por não terem condições financeiras para comprar absorvente. O dado é de uma pesquisa realizada pelo Centro de Referência e Apoio à Mulher (Ceamo), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social. Com os números, a Prefeitura de Campinas lançou o Programa Dignidade Menstrual, nesta quinta-feira (28), que prevê distribuir absorventes.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.