Ouça ao vivo

MPT interdita alojamento de trabalhadores de restaurante japonês em Campinas

Foto: Divulgação MPT

O Ministério Público do Trabalho realizou nessa segunda-feira, em conjunto com o Ministério do Trabalho e o Centro de Referência em Saúde de Trabalho, uma diligência que resultou na interdição de uma casa na Rua Oswaldo Cruz, e que abrigava cerca de 30 pessoas que trabalham no restaurante Ydaygorô, na Avenida Brasil. O local servia de alojamento para os trabalhadores.

De acordo com o termo de interdição, lavrado pelo Ministério do Trabalho, os empregados do restaurante estavam alojados em condições insalubres, já que a havia restos de lixo por todos os cômodos, mofo nos quartos, cômodos sem janelas, banheiros sem condição de uso devido à falta de higienização, chuveiros com fiação exposta e sem aterramento, não fornecimento de água potável, caixa de gordura com vazamento exalando odores, além de superlotação.

Em audiência realizada na sede do MPT, em Campinas, foi esclarecido pelos representantes do restaurante que os sócios em contrato social de várias unidades, são gerentes ou ex-funcionários, sendo que os sócios de fato não figuram no contrato.

Os verdadeiros sócios assumiram perante o Ministério Público a responsabilidade jurídica pelo cumprimento das ordens de interdição. Eles concordaram em alocar alguns trabalhadores em outra casa alugada, em boas condições estruturais, e outros em uma pensão. Será providenciado também transporte para todos por meio de serviço de van, que os levarão para o trabalho e de volta para casa.

A reportagem tentou contato com os proprietários do restaurante mas ninguém atendeu as ligações. O Ministério Público do Trabalho vai acompanhar a adequação de conduta da empresa.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.