Ouça ao vivo

Projeto que obriga coleta de óleo em construções é aprovado em Campinas

Os novos empreendimentos de Campinas deverão contar com um local adequado para a coleta do óleo de cozinha. A medida obrigatória foi proposta em um projeto de lei aprovado em segunda discussão na Câmara Municipal.

Autor do texto, o vereador Campos Filho, do DEM, justifica que a intenção é evitar o descarte e preservar o meio ambiente. Com isso, condomínios verticais ou horizontais deverão ter o sistema. Caso contrário, poderão perder o alvará de construção.

O diretor regional do Sindicato da Construção Civil, Márcio Benvenutti, confirma que não vê problemas na obrigatoriedade. Antes, a implantação de um local para captação do óleo de cozinha era feita de maneira voluntária nos condomínios.

A partir de agora, todos os novos empreendimentos deverão contar com um espaço próprio para o óleo de cozinha. Como cada morador será o responsável por levar o óleo coletado, ele entende que a aplicação da medida é simples e barata.

O material será encaminhado para a reciclagem por uma empresa cadastrada para ser reutilizado, por exemplo, como produto de limpeza. O professor de Engenharia Ambiental da PUC-Campinas, João Paulo Coelho, detalha os prejuízos do descarte incorreto. Um litro de óleo tem a capacidade de poluir cerca de um milhão de litros de água e também prejudica o solo e os encanamentos.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.