Ouça ao vivo

Enchente provoca sete pontos de alagamento em Capivari e famílias são retiradas

Foto: Valéria Hein

O Rio Capivari atingiu nessa segunda-feira 2 metros e 66 cm de profundidade. O Nível normal é 80 cm. Com isso, houve transbordamento e, em Capivari, sete pontos da cidade sofreram alagamentos. A Defesa Civil realizou a remoção de 16 famílias. Oito foram para a casa de familiares e os desabrigados foram para o Centro de Ginástica, na Avenida do Carmo. A ponte da Rua Bento Dias, no centro de Capivari, entrada da cidade, foi interditada.

Amaro Santana, que teve dificuldade de entrar na cidade por causa da Ponte alagada, quer entender porque a administração municipal não eleva a altura da ponte.

O Prefeito de Capivari, Rodrigo Proença, do PSDB, explica que a obra depende de verbas estaduais e federais. Em Capivari, a precipitação foi de 60 mm de chuva num período em que a previsão era de 12 mm. Rodrigo Proença explica que a cidade estava preparada para atender a população atingida pela enchente, mas admite ter se surpreendido com esse tipo de evento em pleno período de operação estiagem.

Apesar de uma trégua na chuva, o nível do Rio continuou subindo em Capivari durante a segunda-feira, porque a cidade recebe as águas que de Campinas e Monte Mor, onde nas duas cidades, choveu 70 mm durante o fim de semana. O prefeito visitou as áreas afetadas para convencer os moradores sobre a necessidade de remoção. Uma dessas visitas foi no bairro Padovani, onde os moradores relataram preocupação com o nível do rio. Entre as medidas para reduzir os efeitos do excesso de chuva, foi realizada a abertura das comportas da represa em Rafard, e permitir o escoamento da água.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Alunas da rede municipal vão receber absorventes mensalmente

Em Campinas, uma a cada quatro meninas, entre 10 e 19 anos, faltam à escola quando entram no período menstrual, por não terem condições financeiras para comprar absorvente. O dado é de uma pesquisa realizada pelo Centro de Referência e Apoio à Mulher (Ceamo), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social. Com os números, a Prefeitura de Campinas lançou o Programa Dignidade Menstrual, nesta quinta-feira (28), que prevê distribuir absorventes.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.