Ouça ao vivo

Saúde alerta para baixa procura da vacina após morte por gripe

O primeiro caso de morte por gripe registrado em Campinas este ano chama a atenção das autoridades de saúde para a baixa procura pela vacina contra a doença na cidade. Esta semana, foi confirmada a morte de um homem de 78 anos por gripe H3N2. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, outros cinco casos desse tipo de vírus foram confirmados. O médico infectologista do Departamento de Vigilância em Saúde, Rodrigo Angerami, explica que a vacina inclui a prevenção ao H3N2.

Dados divulgados essa semana pela Secretaria de Saúde de Campinas apontam que menos de 50% do público-alvo da campanha de vacinação foram imunizados. O infectologista acredita que a baixa procura seja um reflexo do ano passado, quando não houve casos de gripe H3N2. Mas segundo Rodrigo Angerami, a perspectiva para 2017 é diferente.

O homem que morreu em razão da gripe era do chamado grupo de risco. O público-alvo para a vacinação contra a gripe é formado por pessoas com mais de 60 anos, profissionais da saúde, crianças de até 5 anos, mães que tiveram filhos nos últimos 45 dias, população indígena, professores e população carcerária, que têm até o dia 26 de maio para receber a imunização. Pessoas fora do público-alvo podem se vacinar na rede particular. A Vigilância em Saúde recomenda a higienização principalmente das mãos, inclusive de quem já foi vacinado, para diminuir os riscos de contrair o vírus.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.