Ouça ao vivo

Vereador quer sistema de leitura de placas contra roubos de carga

arquivo

A implantação de um sistema de reconhecimento de placas nas rodovias da região de Campinas é vista como uma alternativa para a falta de reforços no número de viaturas e de efetivo policial no combate aos roubos de carga. A aposta é do vereador e presidente da Comissão Permanente de Segurança Pública da Câmara da cidade, Tenente Santini, do PSD, que vê a necessidade urgente de um trabalho conjunto mais eficaz entre as forças policiais.

De acordo com dados da Pasta de Segurança, o estado registra 30 roubos de carga por dia. No primeiro trimestre deste ano foram registrados 2.762 casos. Março lidera, com 1.028 ocorrências, 28% a mais que janeiro e fevereiro. Na rota do crime, a RMC teve uma ligeira queda, mas Santini acredita que o número elevado ainda exige medidas integradas.

Ele compara o trabalho feito em outros países e lembra o que é feito nas vias de entrada da capital paulista. Segundo Santini, um convênio já existe entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Campinas para a colaboração na implantação do sistema. Além disso, os secretários de Segurança da região também já deram o aval para a adoção.

Uma reunião entre comandantes da Polícia Militar com representantes dos municípios também já foi feita e novos encontros devem acontecer nas próximas semanas e por isso acredita na aplicação da medida em médio prazo. Enquanto isso não acontece, chama a atenção para outros aspectos do problema. Entre eles, câmeras mais modernas, reestruturação dos quadros da Polícia Civil e também mais investimentos das empresas e transportadoras.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.