Ouça ao vivo

Vinhedo ocupa 2º lugar em ranking de melhores pequenas cidades para idosos

 

Das 348 cidades brasileiras que têm entre 50 mil e 100 mil habitantes, 40 se destacam por oferecer boas condições de vida para as pessoas com mais de 60 anos, segundo o Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade. A cidade de Vinhedo, município que integra a Região Metropolitana de Campinas, ranqueada em segundo lugar com nota 99,49, ficou atrás apenas de São João da Boa Vista, que obteve nota 99,82.

Além de Vinhedo, duas outras cidades da RMC também figuram entre as 40 primeiras no Índice. Paulínia, em 14º lugar, e Jaguariúna na 17ª posição.

Os municípios foram classificados através de 7 variáveis: Indicadores Gerais, Cuidados de Saúde, Bem-Estar, Finanças, Habitação, Educação e Trabalho, e Cultura e Engajamento. Para finalização do Ranking, foi levado em conta o clima, que tirou pontos dos municípios de acordo com a frequência de dias com altas temperaturas, chuvas intensas ou baixa umidade.

Para a assistente social de Vinhedo, e responsável pelo Convívio e bem viver da terceira idade, Helena Hitomi Takahaschi, um dos diferenciais de Vinhedo é o aproveitamento do espaço público para lazer, esportes e outras atividades.

Das 40 cidades ranqueadas, 30 estão na região sudeste, e nenhuma está localizada no Norte ou Nordeste. O estado de São Paulo teve 25 municípios listados, concentrando o maior número de municípios bem avaliados.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.