Ouça ao vivo

Com 14 quedas de balões, Viracopos alerta para risco da soltura

Neste ano, 14 balões caíram na região do aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, interior de São Paulo. Em janeiro, isso causou a arremetida de um voo.

Nesse mês de junho, o terminal inicia uma campanha de conscientização e quem ressalta os riscos da soltura é a Gerente de Segurança Operacional, Rosa Maria Brollo Fernandes. A situação vai desde transtornos com atrasos até graves acidentes.

A campanha para alertar sobre esses riscos acontece há dez anos em Viracopos e começa sempre no período de festas juninas, quando a incidência da soltura de balões é maior. O título é “Para Balão Digo Não”, mas a orientação se estende ao longo de 2017, conscientizando sobre outros perigos à aviação, como lista Rosa Maria Fernandes. O foco são as crianças de escolas do entorno do terminal.

Em 2015 e 2016 foram 40 e 45 quedas de balões, respectivamente em Viracopos. O avistamento desses objetos na região do aeroporto de Campinas chega a 25 nesse ano, sendo que em todo ano passado foram 42 (duas). Torre de Controle, pilotos e comunidade aeroportuária são mobilizados a estarem atentos a esta situação.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.