Ouça ao vivo

O início da Cultura Hip-Hop

Qualquer lista que relacione os desbravadores do rap, obrigatoriamente vai citar Grandmaster Flash & The Furious Five.  Além do pioneirismo em algo que não passava de alternativo, e que mais tarde seria identificado como parte da cultura hip hop, o grupo tem mais uma marca da qual se orgulha.  Foi o primeiro do gênero a ser incluído no hall da fama do museu do rock. No final da década de 70, a  cidade de Nova York viu aumentar a quantidade de jovens que davam bailes em clubes, boates, residências e até na rua do bairros mais afastados. Esses DJ”s  incitavam a participação do público quando pegavam o microfone e faziam rimas curtas ou apenas brincavam com as pessoas numa espécie de jogo de pergunta e resposta. Como o DJ Grandmaster Flash não tinha essa habilidade passou a prestar atenção nas festas para recrutar quem se destacasse na hora da animar a plateia. Cowboy, Melle Mel e Kidd Creole foram os primeiros . Não demorou muito para Scorpio e Rahiem se juntarem ao grupo. Estava formado o The Furious Five.

 

Reconhecimento no Hall da Fama em 2007

 

Improvisação é uma palavra que define bem como eram as performances de um grupo que não tinha nenhuma música gravada. Embora cheio de criatividade e muito rápido nas pick-up’s. As apresentações do DJ GMF só podiam ser feitas com discos de outros artistas, sempre privilegiando ritmos dançantes para que os integrantes do Furious Five pudessem mostrar os passos ensaiados. Mas como deixar espaço para os versos do rap se geralmente as musicas eram cantadas ?  Entrou aí o diferencial do estudante de eletrônica e DJ nas horas vagas. Com dois discos iguais e a ajuda do mixer, GMF ficava repetindo somente a parte instrumental, criando assim a base para que os M.C’s pudessem rimar.

 

GMF em performance no Bronx em  NY  nos anos 70,  diversão para os jovens

 

Mas por  ingenuidade a primeira gravação  oficial do rap  não pertence ao GMF & The Furious Five, que não entenderam que existia ali um potencial de mercado. Com isso o grupo Sugarhill Gang aproveitou a oportunidade e fez o seu registro em 79.

 

O grupo Sugarhill Gang mostrou que o rap tinha poder de mercado.

 

Ainda sob forte influencia do clima de festa e alegria da disco , as primeiras gravações de rap tinham como principal tema a diversão, bem distante dos temas sociais que iriam chamar atenção no gênero tempos depois. Já o visual era uma mistura de diversos estilos como : punk, rock e cultura  hippie. E na parte sonora a tecnologia do sampler, ou seja usar uma musica como base , ainda  estava sendo aperfeiçoada e a solução encontrada foi gravar novamente as músicas em estúdio.

 

O aparelho de som identidade da cultura Hip Hop.

 

E a principal música do grupo GMF & The Furious Five foi escrita e composta  por Duke Bootee e Melle Mel, fora dos padrões da época The Message abordava questões como violência, falta de esperança e decadência da sociedade. Ela foi escolhida por uma entidade do Congresso Americano que arquiva áudios que tenham relevância histórica e cultural.

 

The Message patrimônio da cultura Americana

Acompanhe nesta edição do quadro música é cultura o trabalho de um dos precursores do rap o grupo Grandmaster Flash  & The Furious Five.

 

 

entre em contato

robson@cbncampinas.com.br

produção

Walmir Bortoletto

edição

Paulo Girardi

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Série documental sobre Cleópatra é o destaque da semana 

A série, que conta com a produção executiva de Jada Pinkett Smith, vai mergulhar na história de uma das rainhas mais poderosas e incompreendidas de todos os tempos, com o objetivo de mostrar, além de toda a beleza e vida amorosa, um lado mais inteligente de Cleópatra, protagonizada por Adele James. 

Guardiões da Galáxia chega no último filme da trilogia

Dessa vez, o grupo está bastante diferente. Quill, que ainda está se recuperando da perda de Gamora, tem que reunir a equipa para defender o universo e proteger um dos seus. Em uma missão, que se não for concluída com sucesso, pode levar ao fim dos Guardiões. 

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.