Ouça ao vivo

Novo conselho municipal de entorpecentes toma posse em Campinas

Os integrantes que compõem o novo conselho municipal de entorpecentes tomaram posse nessa segunda-feira, data que marca o dia mundial de combate às drogas. Constituído por representantes da administração municipal, instituições e entidades da sociedade civil, representantes de dependentes em recuperação e de universidades, o Comen existe desde 1991. A finalidade é propor diretrizes da política municipal de prevenção ao uso indevido de drogas e substâncias que causam dependência física ou psíquica.

O fato é que as drogas estão presentes no cotidiano das pessoas. Segundo dados da Polícia Federal, somente na região de Campinas, que envolve 60 cidades, foram apreendidas cerca de 40 toneladas de drogas nos últimos quatro anos. Isso representa menos de 10% dos entorpecentes que entraram nesses municípios. Representante da Polícia Federal no conselho, o delegado Paulo Víbrio Júnior, afirmou que o papel desenvolvido pelo órgão é de extrema importância, uma vez que a prevenção ao uso de drogas deve ser reforçada. Segundo ele, o serviço de repressão não apresenta resultados satisfatórios e o modo como as forças policiais atuam no combate deveria mudar o foco.

A coordenadora de prevenção ao uso de drogas de Campinas, Josiane Lourenço, informou que 85% dos atendimentos realizados se referem a pessoas jovens do sexo masculino, sendo que a maioria deles está em situação de rua. Ela também defende a prevenção como a melhor alternativa para combater as drogas no município.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Alunas da rede municipal vão receber absorventes mensalmente

Em Campinas, uma a cada quatro meninas, entre 10 e 19 anos, faltam à escola quando entram no período menstrual, por não terem condições financeiras para comprar absorvente. O dado é de uma pesquisa realizada pelo Centro de Referência e Apoio à Mulher (Ceamo), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social. Com os números, a Prefeitura de Campinas lançou o Programa Dignidade Menstrual, nesta quinta-feira (28), que prevê distribuir absorventes.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.