Ouça ao vivo

Onda de crimes deixa alunos da Unicamp em alerta

Os casos de roubos e assaltos são comuns no entorno da Universidade Estadual de Campinas. Os estudantes convivem todos os dias com a insegurança no trajeto para o campus e até dentro das repúblicas no distrito de Barão Geraldo. O que não faltam são exemplos recentes ou de conhecidos que já foram alvos dos criminosos.

Os casos variam. Além das ruas de acesso, as ações dos bandidos também acontecem perto das entradas principais da Unicamp. Guilherme Luis Domingues conhece bem a situação da falta de segurança. Ele não mora na região, mas utiliza o transporte público e sabe do risco que corre nos pontos de parada e em algumas vias, principalmente durante a noite.

Dados da Polícia Civil mostram que pelo menos três moradias de estudantes foram assaltadas somente em junho. Pra se ter uma ideia, em todo o primeiro semestre de 2016 não houve registro de crimes semelhantes no distrito. Se o perigo existe dentro das repúblicas, fora delas não é diferente, principalmente nos horários de pico, antes e depois das aulas. É o que diz Breno Leite, que mora sozinho em uma kitnet e também teme a onda de crimes.

Os números divulgados pela Pasta Estadual de Segurança Pública mostram que o 7º DP, que atende as ocorrências da região, teve queda de quase 10% nos roubos na comparação dos primeiros seis meses de 2016 e 2017: de 200 para 178. No registro de furtos, uma ligeira alta de 3%: de 529 no ano passado para 545 neste ano.

A Secretaria foi procurada e informou que o 7º DP localizou o registro de um roubo de veículo em uma república na região do distrito. Conforme a nota, o carro foi localizado e as investigações permanecem em andamento para identificar e prender o autor. Já o 8º Batalhão de Polícia Militar do Interior alega que mantém diversas equipes no bairro.

De acordo com o comunicado do batalhão da PM, a atuação das polícias resultou na prisão de 38 pessoas na área de Barão Geraldo de janeiro a abril. E alega que roubos tiveram queda de 11% no período, na comparação com 2016.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.