Ong cria site para cobrar Vara de Violência contra mulher em Campinas

A rede de mobilização Minha Campinas abriu um canal de comunicação para a população se manifestar e pedir à Prefeitura apoio para a instalação de um Juizado Especializado em Violência Doméstica e Familiar na Cidade. Trata-se de uma plataforma na internet que direciona qualquer pessoa a um e-mail padrão que é automaticamente enviado para os órgãos competentes na prefeitura.

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo se colocou favorável e à disposição da Prefeitura para estabelecer um convênio e, assim, instalar a Vara. Cláudia Oliveira, da Minha Campinas, explica que essa é uma reivindicação antiga da ong e apesar da instalação da Vara depender principalmente do Governo do Estado e do Tribunal de Justiça, o apoio da prefeitura é necessário para a contratação de uma equipe multidisciplinar, recomendada pela Lei Maria da Penha.

A Vereadora, Mariana Conti, do PSOL, presidente da Comissão Permanente da Mulher do Legislativo, está à frente dessas reivindicações na Câmara. Uma discussão, que segundo ela, ganhou mais importância após o caso de feminicídio ocorrido na virada do ano em Campinas, com o assassinato de Isamara e mais 9 mulheres pelo seu ex-companheiro.

Mariana Conti lembra que violência contra a mulher não é apenas física, mas tem outras formas, como a psicológica e a patrimonial, por exemplo. A OAB de Campinas tem participado desse debate e se posiciona favorável a instalação da Vara, como explica o presidente a OAB Campinas, Daniel Blikstein. O site para enviar a reivindicação à Prefeitura é o www.justicaparamulheres.minhacampinas.org.br

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Bandidos roubam caminhonete em concessionária de Piracicaba mas acabam presos na Rod. dos Bandeirantes 

Câmara de Campinas discute criação de programa para tratar distúrbios respiratórios do sono

Foragido da justiça é morto durante troca de tiros em Campinas 

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.