Ouça ao vivo

Ong cria site para cobrar Vara de Violência contra mulher em Campinas

A rede de mobilização Minha Campinas abriu um canal de comunicação para a população se manifestar e pedir à Prefeitura apoio para a instalação de um Juizado Especializado em Violência Doméstica e Familiar na Cidade. Trata-se de uma plataforma na internet que direciona qualquer pessoa a um e-mail padrão que é automaticamente enviado para os órgãos competentes na prefeitura.

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo se colocou favorável e à disposição da Prefeitura para estabelecer um convênio e, assim, instalar a Vara. Cláudia Oliveira, da Minha Campinas, explica que essa é uma reivindicação antiga da ong e apesar da instalação da Vara depender principalmente do Governo do Estado e do Tribunal de Justiça, o apoio da prefeitura é necessário para a contratação de uma equipe multidisciplinar, recomendada pela Lei Maria da Penha.

A Vereadora, Mariana Conti, do PSOL, presidente da Comissão Permanente da Mulher do Legislativo, está à frente dessas reivindicações na Câmara. Uma discussão, que segundo ela, ganhou mais importância após o caso de feminicídio ocorrido na virada do ano em Campinas, com o assassinato de Isamara e mais 9 mulheres pelo seu ex-companheiro.

Mariana Conti lembra que violência contra a mulher não é apenas física, mas tem outras formas, como a psicológica e a patrimonial, por exemplo. A OAB de Campinas tem participado desse debate e se posiciona favorável a instalação da Vara, como explica o presidente a OAB Campinas, Daniel Blikstein. O site para enviar a reivindicação à Prefeitura é o www.justicaparamulheres.minhacampinas.org.br

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.