Ouça ao vivo

Período das festas juninas aumenta risco de acidentes que causam queimaduras

Festa junina é sinônimo de quadrilhas, comidas e bebidas típicas e também tempo das fogueiras, balões e dos fogos de artifício. A Sociedade Brasileira de Dermatologia sempre alerta para os perigos e consequências das brincadeiras com fogo e explosivos nesta época do ano. Quem mexe com fogos de artifício, além ficar exposto a queimaduras, pode ter os membros amputados, principalmente os dedos, além de sofrer mutilações, lesões nos olhos e até surdez.

As queimaduras provocadas pelas fogueiras e por acidentes no preparo das comidas e bebidas típicas da festa também são preocupantes. O coordenador do Centro de queimadura da Irmandade de Misericórdia de Campinas, Flávio Nadruz Novaes, afirma que em Campinas o índice de acidentes mais graves foi reduzido desde que se proibiu por lei a comercialização de fogos e explosivos no município. Para o cirurgião do trauma, Bruno Pereira, os acidentes acontecem com mais frequência nesta época do ano e quase sempre atingem outras pessoas que estão ao redor, como crianças, por exemplo. O médico Flávio Nadruz Novaes alerta ainda que as festas juninas normalmente tem caráter amador, o que coloca em risco quem está nos preparativos.

Segundo o levantamento feito pelo Conselho Federal de Medicina, baseado em informações do Ministério da Saúde, de 2008 a 2016 foram mais de 4,5 mil internações de pacientes que se queimaram com artefatos explosivos. A média no país é de 85 ocorrências apenas nos meses de junho.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Alunas da rede municipal vão receber absorventes mensalmente

Em Campinas, uma a cada quatro meninas, entre 10 e 19 anos, faltam à escola quando entram no período menstrual, por não terem condições financeiras para comprar absorvente. O dado é de uma pesquisa realizada pelo Centro de Referência e Apoio à Mulher (Ceamo), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social. Com os números, a Prefeitura de Campinas lançou o Programa Dignidade Menstrual, nesta quinta-feira (28), que prevê distribuir absorventes.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.