Ouça ao vivo

Postos de saúde de Campinas têm falta de vacinas

Em cada Centro de Saúde de Campinas, um cenário quando o assunto é vacina. Visitamos três CSs. No do Taquaral, nesta segunda-feira (26/06), havia doses da gripe e da febre, sendo que no caso dessa última com aplicação em horários específicos.

Nos outros postos, não havia tanta disponibilidade. No de Barão Geraldo a da gripe estava esgotada. A da febre amarela é feita com agendamento e fora isso são disponibilizadas 20 doses diárias, em períodos também especificados. Nesse CS, elas são exclusivas para moradores do distrito, sendo necessário levar comprovante de residência. Um comunicado na recepção informava a falta da vacina pentavalente.

No CS Centro, só havia vacina da gripe para quem precisava da segunda dose. O sobrinho de Nilza Santos, por exemplo, não conseguiu ser imunizado. Ela acordou cedo para não perder a 2° etapa do filho.

Ainda no Posto de Saúde do Centro, vacina da febre amarela só agendada, o que pegou Daiane Cristina de surpresa.

A Secretaria de Saúde de Campinas informou que todas as vacinas são enviadas pelo Ministério da Saúde. No caso da pentavalente, ocorreu um problema técnico em nível Federal, o que deve ser normalizado no 2° semestre. Sobre a vacina contra a febre amarela cada CS organizando de acordo com demanda. A campanha de vacinação contra a gripe já foi encerrada no dia 23 e até o início da tarde desse dia 26 não havia previsão de prorrogação.

O Ministério da Saúde não se posicionou sobre o assunto.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.