Ouça ao vivo

Tentativa de golpe deixa Receita Federal em alerta

Uma carta com um falso pedido de regularização de dados cadastrais obrigou a Receita Federal a se mobilizar. A correspondência informa um endereço eletrônico fraudulento e ainda solicita as informações bancárias dos contribuintes. Vista como novidade pelas autoridades, a tentativa de golpe se espalhou pelo Brasil e por isso uma campanha de divulgação foi iniciada para evitar que os criminosos tenham acesso a informações sigilosas e ao dinheiro das pessoas.

O assistente de Comunicação Institucional da Delegacia da Receita Federal em Limeira, Valter Koppe, diz que qualquer forma de comunicação oficial é feita com a devida certificação e somente depois de autorizada pelos cadastrados. Ele ainda afirma que o link informado para os falsos procedimentos não tem nenhuma relação com o site da Receita, mesmo contendo o logotipo do órgão, e que o acesso a ele pode permitir a invasão do celular, computador, ou tablet.

A suspeita é que o endereço eletrônico seja uma tentativa de phishing, prática usada para conseguir nomes de usuários e senhas, assim como dados de contas e cartões de crédito. E por esse motivo a recomendação é para destruir a carta.

Os dados bancários de pessoas físicas somente são informados à Receita Federal para débito automático ou depósito de restituição do Imposto de Renda. Nos dois casos, a informação é fornecida na Declaração do Imposto de Renda. Caso o contribuinte não consiga utilizar os serviços virtuais ou ainda tenha dúvidas, ele deve procurar um Centro de Atendimento ao Contribuinte nas Unidades da Receita Federal. O site oficial é o idg.receita.fazenda.gov.br.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.