Ouça ao vivo

Trabalhadores e usuários do Cândido Ferreira protestam contra o fechamento de unidade do serviço

O fechamento do departamento de acolhimento adulto do serviço de saúde Cândido Ferreira deixou revoltados os funcionários e usuários da unidade, que foram às ruas de Campinas nesta quinta-feira para protestar contra a decisão. O encerramento das atividades na unidade ficou acertado através do novo convênio estabelecido entre o serviço e a prefeitura de Campinas. Para o grupo manifestante, o fim do departamento vai causar desassistência, uma vez que o espaço é de extrema importância para o atendimento a população.

A terapeuta ocupacional do SUS, Rosana Lourenço dos Santos, disse que a proposta foi chamar a atenção da população através de uma panfletagem, tornando público o sucateamento dos serviços de saúde de Campinas. O servidor público Luiz Fernando Pereira da Silva acredita que ainda não há um entendimento da sociedade sobre a precarização do SUS. Ele afirma que o modo como o serviço é gerido, não vai permitir que os problemas da área de saúde sejam resolvidos no município.

Em nota a Secretaria de Saúde informou que a Unidade de Acolhimento Transitório e o Centro de Atenção Psicossocial II, que hoje funciona das 8h às 18h, serão transformados em CAPS III, com funcionamento 24h e com oito leitos de retaguarda.   De acordo com a pasta, os cerca de 15 funcionários que atuam no local poderão ser absorvidos pelo novo CAPS. A assessoria do Hospital Cândido Ferreira informou ainda que a diretoria da entidade desconhece a manifestação que foi realizada nesta quinta-feira.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Alunas da rede municipal vão receber absorventes mensalmente

Em Campinas, uma a cada quatro meninas, entre 10 e 19 anos, faltam à escola quando entram no período menstrual, por não terem condições financeiras para comprar absorvente. O dado é de uma pesquisa realizada pelo Centro de Referência e Apoio à Mulher (Ceamo), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social. Com os números, a Prefeitura de Campinas lançou o Programa Dignidade Menstrual, nesta quinta-feira (28), que prevê distribuir absorventes.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.