Ouça ao vivo

Abertura de empresas cresce quase 3% em Campinas

O número de empresas abertas em Campinas no 1° semestre deste ano foi 2,7% maior que em 2016, passando de 8168 para 8389 novos negócios na cidade.

O perfil que mais cresceu foi de empresas de tamanho normal, com aumento de 13%. No ano passado foram 251 desse tipo, contra 284 nesses seis primeiros meses de 2017. As micro empresas ficaram quase estáveis com acréscimo de 1,9%, tenso 7730 abertas neste ano. No pequeno porte, foram 375 novos investimentos.

Os dados são da ACIC e a vice-presidente, Adriana Flosi, contextualiza o momento de crise com desemprego e empreendedorismo como alternativa. Apesar do pano de fundo, esses novos negócios surgem como esperança. Campinas tem 90 mil desempregados.

A situação se confirma com uma queda sutil no número de empresas que estão fechando em Campinas. No 1° semestre de 2016, 1768 empresários encerraram as atividades, neste ano foram 1760. O único perfil que teve crescimento no número de fechamentos foi o de empresas de pequeno porte. No ano passado 192 foram fechadas, sendo que nesse ano foram 228. Nesse sentido, Adriana Flosi reforça a qualificação dos empreendedores.

A adaptação ao mercado também é alternativa para não fechar os negócios. Renan Amaral tem uma loja de móveis há 18 anos e com a crise o jeito foi deixar o espaço físico e ir para as redes sociais.

A pesquisa da ACIC foi divulgada nesta 2° quinzena de julho.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.