Álcool e fumo associados potencializam câncer de cabeça e pescoço, alerta Campanha do HC

Valéria Hein

Vinte e sete de Julho é dia mundial de prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço e conta com uma campanha promovida pelo Hospital de Clínicas da Unicamp. Em Campinas, a ação é na rampa de entrada do 3º andar do HC e na Praça Rui Barbosa, atrás da Catedral até 16h, onde, de acordo com o cirurgião de Cabeça e Pescoço, do HC, Flávio Mignone Gripp, médicos irão orientar sobre os principais fatores de risco e formas de prevenção.

Flávio Mignone Gripp, que também é representante regional da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, alerta que  uma lesão na boca que não cicatriza espontaneamente em até 21 dias, sangramento, rouquidão.  e nódulos no pescoço devem ser avaliados. Ele explica que o álcool e o cigarro associados multiplicam em até 20 vezes a possibilidade de uma pessoa saudável desenvolver algum tipo de câncer de cabeça e pescoço.

Os principais tipos de câncer nas regiões da cabeça e do pescoço são de boca, faringe, laringe e tireoide. A infecção pelo HPV contribui com o aumento na incidência da doença e a maior causa deste tipo específico de câncer é o sexo oral sem proteção. O diagnóstico precoce e o rápido início do tratamento são fundamentais para a cura do câncer de cabeça e pescoço. Os tumores pequenos tem possibilidade de cura superior a 90% e, geralmente, são tratados por meio de cirurgias, quimioterapia e radioterapia.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Mogi Mirim confirma 1ª morte por febre maculosa desde 2023

Blitz educativa em Campinas foca motociclistas, que representam quase metade das mortes no trânsito

Rios que abastecem Piracicaba seguem com nível e vazão abaixo da média em outubro 

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.