Ouça ao vivo

Apesar da baixa temperatura, abrigo de Campinas mantém ocupação regular

Com o frio, que chegou aos 11 graus em Campinas e sensação térmica de 7 graus, a administração municipal espera um aumento de 20% na procura de pessoas em situação de rua pelos abrigos municipais. Um deles é o Samim, Serviço de Atendimento ao Migrante, Itinerante e Mendicante. O local possui 130 vagas e durante o período da “Operação Inverno” oferece 20 vagas a mais.

No entanto, a Diretora do Departamento de Operações de Assistência Social, Sílvia Brito, disse que não houve problema de superlotação no local. Mesmo na noite de terça para quarta, o segundo dia mais frio do ano, não houve excesso de hóspedes. De acordo com Silvia, muitos se recusam a ir aos abrigos. A alternativa nesse caso, de acordo com Silvia Brito, é a distribuição de cobertores.

Uma ação necessária, já que os ventos que chegaram a 58 km por hora, intensificam muito a sensação de frio, de acordo com Ana Avila, diretora do Cepagri da Unicamp. Segundo o Cepagri, hoje em Campinas a temperatura bateu 11 graus, com ventos de 58km e sensação térmica de 7,4 graus. No ano passado seis moradores de rua morreram por causa do frio: nos terminais metropolitano e central e na esquina da Av. Dr. Moraes Salles com a Rua Barão da Jaguara. Nesse inverno não houve ocorrência de morte em decorrência do frio na cidade.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Alunas da rede municipal vão receber absorventes mensalmente

Em Campinas, uma a cada quatro meninas, entre 10 e 19 anos, faltam à escola quando entram no período menstrual, por não terem condições financeiras para comprar absorvente. O dado é de uma pesquisa realizada pelo Centro de Referência e Apoio à Mulher (Ceamo), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social. Com os números, a Prefeitura de Campinas lançou o Programa Dignidade Menstrual, nesta quinta-feira (28), que prevê distribuir absorventes.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.