Ouça ao vivo

Apesar de ainda não estar na lista da biometria obrigatória, eleitor de Campinas se antecipa à exigência

Valéria Hein

Atualmente, no Estado de São Paulo, 83 municípios realizam a biometria obrigatória com revisão de eleitorado. Apesar das cidades da Região Metropolitana de Campinas não estarem na nessa lista para as Eleições de 2018, muita gente tem se adiantado à exigência que futuramente virá. Em Campinas, há 7 cartórios eleitorais e mais um posto avançado para fazer o sistema de biometria dos 817 mil, 514 eleitores da cidade.

No posto do Galleria Shopping, Tainá Gomes e Pedro Zago Fahl, falam da vantagem de não deixar a biometria para última hora. Maria José Borges também decidiu agendar a biometria nessa época de menor procura. É muito comum também encontrar nos cartórios eleitores que só fazem o agendamento por obrigação ou necessidade de tirar o primeiro título. É o caso de Jaqueline de Souza, que, desencantada pela política, demonstra indiferença ao falar sobre o título de eleitor.

Gabriel Gomes agendou a biometria porque está tirando seu primeiro título, documento obrigatório ao entrar na faculdade. O objetivo da biometria é a coleta das digitais com atualização dos dados de cada eleitor para aumentar a segurança na sua identificação no momento do voto. O eleitor deve agendar seu atendimento no site do TRE ou pessoalmente e comparecer ao cartório ou posto de atendimento com documento oficial de identificação com foto, comprovante de residência com no máximo três meses de emissão

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.