Ouça ao vivo

Após queda em junho, preços na Ceasa devem subir

Os comerciantes e permissionários da Ceasa Campinas confirmam que os preços das hortaliças e frutas caíram em junho em relação ao mês anterior. O resultado foi apontado pela Companhia Nacional de Abastecimento no 7º Boletim de Comercialização de Hortigranjeiros, feito nas centrais do País. Conforme o levantamento, os índices de queda tem relação com a boa oferta de alguns produtos. São os casos da banana prata, da maçã fuji e da laranja. O morango, com 29% de queda e o maracujá, com 21%, também ficaram mais baratos. Entre as hortaliças, a mandioca custou 15% menos. Já a couve-flor 14%.

Quem conhece o mercado afirma que a retração realmente aconteceu. Mas entre os comerciantes da Ceasa Campinas, a expectativa agora é pelos aumentos. O acréscimo deve acontecer principalmente entre os legumes, situação que já é percebida por Rafael Juliatto e que é atribuída principalmente ao tempo frio. Com a previsão de um mês de julho de preços mais altos em relação a junho e o inverno mais intenso, Joabe Campos diz que algumas variações são normais.

Apesar do estudo da Conab apontar valores mais baixos nas centrais de abastecimento do País, nem todas as frutas e hortaliças tiveram esse resultado. A alface e o mamão ficaram mais caros em junho. No primeiro caso, devido às condições climáticas. No segundo, a quantidade ofertada foi mais restrita. Com aumento de até 33% no valor, a oferta menor de melancia teve relação com o consumo baixo e o intervalo das safras no Rio Grande do Sul, Bahia, São Paulo e Tocantins. No período, os entrepostos foram abastecido pelo estado de Goiás.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.