Ouça ao vivo

Campinas 243 anos: Histórias de quem é campineiro de coração

Marta Regina Moreira Vendemiatti não esconde a paixão por Campinas, essa metrópole do estado de São Paulo que chega aos 243 anos, com 1,1 milhão de habitantes.

Boa parte deles é como Marta – nascida em outra cidade, mas campineira por opção. Aliás, essas pessoas representam 25% do crescimento populacional do município, ou seja, a cada quatro novos moradores, três são por natalidade e um por migração. Os dados são do Núcleo de Estudos de População da Unicamp.

No caso de Marta, já são 40 anos como campineira, sem a menor vontade de deixar o município.

Nesses 243 anos, Campinas também recebeu famílias que buscavam conforto em momentos difíceis, como ocorreu com a mineira Jaqueline Antônia Castro, que é natural de Divinópolis.

Campinas tem um dos principais polos tecnológicos do Brasil, grandes universidades e esses quesitos também surgem como grandes atrativos à migração. Esse foi o caso do Antônio Carlos Dias.

Campinas foi fundada em 14 de julho de 1774, tendo grandes marcos como a era do café e da cana-de-açucar. A partir de 1930, passa a ter como destaques a indústria e o comércio. Tem hoje seis distritos, divididos em cinco regiões.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.