Ouça ao vivo

Campinas faz teste no Cambuí e quer parklets em outras regiões

No espaço onde caberiam quase dois carros estacionados na Rua Coronel Quirino, no bairro Cambuí, será instalado o primeiro parklet de Campinas. O conceito de área pública ao lado das calçadas e semelhante às praças surgiu nos Estados Unidos e vai ser entregue na cidade para ser testado por seis meses. A ideia do secretário de Transportes, Carlos José Barreiro, é oferecer uma opção de convívio e lazer, principalmente nas regiões de grande adensamento. Ele defende o projeto, minimiza os possíveis reflexos no trânsito e alega que a proposta é justamente privilegiar os pedestres em locais com maior fluxo.

Instalado perto da esquina com a Rua Santos Dumont, o parklet tem cerca de 13 m² e vai contar com mesa, cadeiras, poltrona e entrada USB para celular. A área também terá iluminação interna e externa, inclusive na altura do piso para evitar colisões de veículos. A Emdec prestou apoio técnico na implantação. O custo da construção foi estimado em cerca de R$ 20 mil, mas não envolve verbas públicas e foi bancado por um grupo de empresários do município. Apesar disso, Barreiro nega qualquer vínculo para uso do espaço pelos estabelecimentos e diz que a Setec não participou por se tratar de um teste.

Se a experiência der certo, o titular da Pasta quer ampliar para mais pontos do Cambuí e pensa ainda no entorno do centro e no distrito do Campo Grande. Mas antes mesmo da fase de testes, a proposta já enfrenta questionamentos. O vereador Nelson Hossri, do Podemos, envio um requerimento ao Executivo. Para ele, mesmo em modelo piloto, faltou um detalhamento maior para que a ideia fosse totalmente compreendida, principalmente pelos moradores. Difundidos no exterior, os parklets já existem na capital paulista e em Jundiaí. Em Pelotas, no Rio Grande do Sul, causaram polêmica no começo do ano.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.