Ouça ao vivo

Campinas quer agilizar acolhimento a menores infratores

A Prefeitura de Campinas quer construir um Núcleo de Atendimento Integrado (NAI) para menores infratores. A ideia é centralizar vários órgãos e especialidades em único espaço, já que o serviço de acolhimento atual na cidade é disperso e lento. Para isso, o prefeito Jonas Donizette diz que vai tentar a cessão de um terreno junto ao governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. A área estadual prevista para a obra fica na região do Jardim Santana, próxima à Cidade Judiciária.

Ainda não existem estimativas sobre os custos e os prazos para a execução, mas Jonas alega que o projeto atende uma reivindicação da Promotoria da Infância e Juventude, que enfrenta dificuldades burocráticas no andamento dos processos. O complexo não serviria como internação. A responsabilidade seria da Secretaria Estadual de Justiça, mas contaria com diversos profissionais municipais, como assistentes sociais e psicólogos, além de agentes técnicos.

O assunto foi discutido em uma reunião no Paço Municipal com a participação de representantes da Cidade Judiciária, Polícia Civil, OAB, e dos promotores de Justiça da cidade, Rodrigo Augusto de Oliveira e Elisa de Devitiis Camuzzo. Para a promotora da Infância e Juventude, se a iniciativa for aplicada, o tempo de atendimento entre a apreensão e a definição da medida a ser cumprida deve diminuir drasticamente. Hoje, alguns casos se arrastam por até seis meses.

Além de casos próprios, Campinas ainda recebe adolescentes de outras cidades. O volume grande de atendimentos faz com que a demanda por vagas de medidas socioeducativas também seja alta e por isso ocorre a superlotação. Com cinco unidades da Fundação Casa no município, os promotores da Vara da Infância e Juventude reconhecem o problema. É comum, por exemplo, que menores sejam mantidos em celas de delegacias ou transferidos para a capital. Outras dificuldades atribuídas à gestão estadual se referem à falta de acolhimento para reeducandos em semiliberdade e também jovens do sexo feminino, tema que já motivou uma ação civil pública do Ministério Público.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Alunas da rede municipal vão receber absorventes mensalmente

Em Campinas, uma a cada quatro meninas, entre 10 e 19 anos, faltam à escola quando entram no período menstrual, por não terem condições financeiras para comprar absorvente. O dado é de uma pesquisa realizada pelo Centro de Referência e Apoio à Mulher (Ceamo), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social. Com os números, a Prefeitura de Campinas lançou o Programa Dignidade Menstrual, nesta quinta-feira (28), que prevê distribuir absorventes.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.