Ouça ao vivo

Com possibilidade de acionistas devolverem concessão, especialista traça crise no terminal

Reportagem do Valor Econômico deste dia 26 de julho aponta a possibilidade da devolução da concessão do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas interior de São Paulo.

Os responsáveis são a Triunfo e a UTC. Segundo apurado pelo jornal, o aperto financeiro pode levar o terminal a inaugurar o mecanismo previsto na medida provisória 752, convertida em junho na Lei 13.448 que coloca a “devolução amigável” ao governo como opção a concessões de infraestrutura problemáticas.

Entre os fatores que levariam a isso, está o desempenho de Viracopos. A previsão era que em 2016, 15,2 milhões passageiros usassem o terminal, mas ficou 40% abaixo.

Além disso, há as situações críticas das empresas – tanto Triunfo como UTC entraram com pedido de recuperação judicial nesse mês de julho.

Em entrevista à CBN Campinas, a especialista em Direito Aeronáutico, Glenda Romano pontuou outro agravante. O envolvimento delas Lava Jato.

Glenda Romano vê problemas graves na gestão privada de Viracopos, mas acredita que pode piorar se voltar ao governo.

O jornal Valor Econômico ainda aponta perda de receitas, dívidas de outorga, problemas com financiamentos e risco de Viracopos perder o posto de hub da companhia Azul que hoje corresponde a 85% dos voos do terminal.

O cenário caótico já ficou evidente quando UTC e Triunfo tentaram vender as parcelas de Viracopos, mas não conseguiram.

As empresas não se posicionaram sobre a possibilidade de devolução da concessão. A lei que prevê isso ainda não foi regulamentada.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Rodada de Negócios faz networking entre grandes empresas e fornecedores

O evento ‘Rodada de Negócios’ reuniu 140 empresas na tarde desta quarta-feira (24), em Campinas.  Cerca de mil reuniões foram realizadas, com expectativa de movimentar R$ 2,5 milhões na geração de negociações nos próximos meses. A iniciativa é da regional Campinas do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.