Ouça ao vivo

Especialistas da PUC e Unicamp indicam cuidados especiais na atividade física no inverno

Nos dias de frio o corpo tende a economizar energia. Por isso, o que a gente mais quer é se manter aquecido, em baixo do edredom, na cama ou no sofá. Para manter atividades físicas no inverno é preciso muita força de vontade e determinação. Além disso, os cuidados precisam se intensificar. O professor de educação física, José Vitor Vieira Salgado, é autor de uma pesquisa na Unicamp que analisa o perfil dos corredores de rua amadores.

De acordo com o estudo, 31% dos entrevistados relataram algum tipo de lesão. A ortopedista, especialista em pés e tornozelos do hospital da PUC de Campinas, Cíntia Bittar, explica que no inverno, a musculatura tende a ficar mais contraída. Para  evitar lesões, ela orienta prolongar o aquecimento e usar roupa especial na corrida. Outra dica é não deixar de beber água.

A Assessora de Imprensa, Crislaine Gava, é atleta amadora e valoriza muito a hidratação mesmo no inverno. Por isso, baixou até um aplicativo que avisa quando está na hora de tomar água. Crislaine corre 4 vezes por semana e  seu ortopedista lhe indicou alongamento todos os dias, além de intensificar a caminhada de aquecimento durante o inverno.

O Jornalista da CBN, Flávio Botelho, não gosta muito de fazer alongamento, mas percebeu essa necessidade quando teve um problema na planta do pé, exatamente por falta desse cuidado. Ele corre de três a quatro vezes por semana, num percurso de 10 km e intensifica o aquecimento nessa época do ano. Cobrir as extremidades, como orelha e nariz, é mais uma recomendação para manter o aquecimento adequado no inverno.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.