Ouça ao vivo

Frio e tempo seco aumentam atendimento nos hospitais

As ocorrências de pneumonia, gripe, sinusite e resfriado aumentam durante o inverno devido ao tempo seco e causam impacto no atendimento em Campinas. As chamadas patologias respiratórias enchem as salas de espera das redes pública e privada. Os principais atingidos são os idosos e os bebês de até 18 meses.

A diretora clínica e coordenadora do PS do Beneficência Portuguesa, Rita Ferreira, diz que o acréscimo foi de 28% em julho. A maioria, acima dos 55 anos. Crianças lactentes, com menos de 18 meses, também sofrem com os problemas ligados a essa época do ano. O motivo é a fragilidade do sistema imunológico.

Quem explica é o médico otorrino do Hospital da PUC, Bruno Duarte, que também faz recomendações para evitar as doenças infecciosas e alérgicas. Além de fugir de locais de aglomeração, deixar os ambientes ventilados e priorizar a hidratação, outros cuidados também devem ser observados.

O tempo seco deve durar até agosto e já obrigou a Defesa Civil a decretar estado de atenção em 29 de junho. A medida é adotada de acordo com a umidade do ar. Quando a taxa fica entre 20% e 30%, a cidade entra em estado de atenção. Abaixo disso, configura emergência. Para piorar, sem chuvas, a poluição também aumenta.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.