Ouça ao vivo

HC da Unicamp inaugura nova ala modernizada de Unidade Coronariana

Valéria Hein

O Hospital de Clínicas da Unicamp passa a contar com uma nova área da Unidade Coronariana, que foi completamente modernizada. Possui 288 m2, foi reformado, climatizado e adequado para 10 leitos, sendo um de isolamento. O Superintendente do HC da Unicamp, João Batista de Miranda, explica que o investimento nas obras e materiais foi de cerca de R$ 850 mil e os equipamentos foram comprados com recursos de emendas parlamentares e de programas do Ministério da Saúde, destacando a importância do HC da Unicamp no atendimento de alta complexidade.

A unidade é destinada a pacientes submetidos a cirurgias cardíacas, procedimentos diagnósticos e terapêuticos em eletrofisiologia e cardiologia intervencionista (hemodinâmica), emergências cardiológicas, como infarto e pacientes com doenças cardíacas agudas ou descompensação aguda de cardiopatia crônica. A nova unidade não amplia o número de leitos. Vai começar a funcionar com seis leitos, que foram transferidos da antiga unidade, enquanto a superintendência aguarda o credenciamento dos outros quatro junto ao Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde.

No futuro poderá ocorrer essa ampliação de leitos, quando a antiga unidade coronariana for reformada e incorporada à UTI Geral. Entre os equipamentos de alta tecnologia, o Coordenador da UTI Coronariana, Otávio Rizzo Coelho, destaca os 10 novos monitores de alta precisão que oferecem, por exemplo, parâmetros complexos de eletrocardiograma, pressão invasiva e não invasiva, transmissão neuromuscular e cálculo da quantidade de medicamentos para infusão intravenosa. Segundo Otávio, os pacientes atendidos no local chegam através de encaminhamento. A central de monitorização, instalada no posto de enfermagem, é apresenta dados e visualiza simultaneamente até 16 leitos.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Grupo Dia fecha 22 lojas em Campinas

Em Campinas, 22 lojas da rede de supermercados Dia irão encerrar as atividades. De acordo com levantamento realizado pela CBN Campinas, há 37 unidades no município. A decisão da empresa está inserida em um plano de ajuste de lojas no país para buscar a estabilidade da estrutura, após persistentes resultados negativos.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.