Ouça ao vivo

Jonas volta a criticar governo e se reúne com Temer e Maia

O prefeito de Campinas e presidente da Frente Nacional de Prefeitos, Jonas Donizette, vai se reunir com os presidentes da República, Michel Temer, e da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia. Em pauta, a situação política do País. O anúncio foi feito ao fim de um encontro da FNP em Campinas.

Depois de se manifestar inúmeras vezes contra a continuidade de Temer no cargo mais alto do Executivo, Jonas, do PSB, voltou a criticar o momento do peemedebista. Nas palavras dele, o Governo Federal existe atualmente somente para tentar se manter, o que deixa os municípios sem amparo e não alivia o panorama vivido desde o processo que culminou no impeachment de Dilma Rousseff, do PT.

Enquanto a entrevista era concedida, o deputado Sérgio Zveiter, do mesmo partido de Temer e relator da Comissão de Constituição e Justiça, dava parecer favorável a denúncia da Procuradoria-Geral da República contra o presidente. Se aprovado na CCJ, é levado para votação no Plenário. Depois, é preciso que 342 dos 513 deputados votem a favor para que a ação seja aberta no Supremo Tribunal Federal. Caso o STF aceite, Temer ficaria suspenso por até 180 dias. Se isso acontecer, quem assume interinamente é Rodrigo Maia, do DEM, possibilidade bem vista por vários partidos e nomes em Brasília.

Questionado, Jonas indicou ser favorável à permanência dele até o pleito de outubro de 2018. A posição é diferente da emitida anteriormente por Jonas, logo após o rompimento do PSB com Temer devido a divulgação dos áudios da JBS. Na época, ele chegou a pedir a renúncia e a convocação de eleições diretas no País. Presente no evento da Frente Nacional em Campinas, o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, do PRB, saiu sem falar com a reportagem. A legenda que ele integra se mantém na base e controla o Ministério da Indústria.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.