Ouça ao vivo

Após acordo, Taquaral terá pavimento em 400 m de pista

Depois de se reunir com um grupo de atletas contrários a pavimentação da pista interna da Lagoa do Taquaral, a Prefeitura de Campinas deve limitar a intervenção no local a um trecho de 400 metros entre o pedalinho e a Caravela. O acordo foi selado em uma conversa entre três representantes dos corredores que treinam no espaço e os secretários de Esportes, Dário Saadi, e de Serviços Públicos, Ernesto Paulela. Na pauta, a busca por uma solução para o impasse.

A crítica principal dos usuários era de que a instalação do chamado piso intertravado, formado por inúmeros blocos de concreto, prejudicaria a prática das atividades no espaço e aumentaria a chance de lesões nas articulações. Mas um encontro entre as partes foi marcado. Segundo o responsável pela Pasta de Esportes, Dário Saadi, a saída encontrada foi a limitação da obra ao trecho entre o pedalinho e a caravela, onde há mais sedimentação e grande circulação.

A justificativa da Administração para a pavimentação é a de que serve como solução para evitar o acúmulo de detritos na lagoa, principalmente após o desassoreamento no local. O processo foi feito entre maio e dezembro de 2016. Na época da conclusão, o prefeito de Campinas, Jonas Donizette, prometeu a colocação de um piso ecológico que evitaria o escoamento de areia e cascalho. Mas devido aos questionamentos, a intervenção agora não será por completo.

Além disso, caso haja necessidade de realizar a pavimentação em outros pontos da pista interna de corrida e caminhada, a promessa do secretário de Esportes, Dário Saadi, é de que haja mais diálogo com os atletas e frequentadores. Essa era outra reclamação entre os usuários, já que o Executivo iniciou a obra sem consultar a população. Com isso, eles se articularam e até mesmo a possibilidade de uma representação junto ao Ministério Público foi levantada. A reportagem tentou contato com os porta-vozes do grupo, mas não obteve resposta. Em frente ao parque, porém, ouviu Nilton Provenzano. Para ele, dentro e fora e seja lá qual fosse o piso, o ideal seria a manutenção frequente.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.